//Guia de Vestimenta no Ambiente de Trabalho

Guia de Vestimenta no Ambiente de Trabalho

Guia de Vestimenta no Ambiente de Trabalho

A forma como nos vestimos tem grande impacto no conforto e bem-estar que teremos ao longo do nosso dia e na imagem que causaremos em nossos pacientes e demais pessoas. É muito importante saber unir os pontos mais relevantes ao dia a dia de um profissional de saúde aos gostos pessoais destas pessoas.

Itens importantes na hora de se vestir para o trabalho:

Roupas e Calçados: Esses dois itens devem respeitar, acima de tudo, as normas da clínica, consultório ou hospital em que você trabalha.

São as peças que irão proporcionar bem-estar e maior conforto ao longo do dia e, assim, garantir que suas atividades sejam tocadas com segurança e sem percalços.

Acessórios: Discrição é a palavra de ordem na hora de escolher os acessórios. As peças não devem chamar mais atenção que você e precisam estar seguramente presas.

Unhas, maquiagem e barba: Esses três pontos trazem mais personalidade ao visual do profissional, mas ainda assim precisam estar de acordo com as normas do local de trabalho.

São pontos que precisam estar sempre impecáveis, pois só assim passam a sensação de higiene para os pacientes.

Em nosso post sobre moda no ambiente de trabalho você pode ler um pouco mais sobre quais as melhores opções de peças para vestir em seu dia a dia, e como incluir um pouco de estilo na rotina sem prejudicar seu trabalho.

Cuidados com a Higienização da Roupa Hospitalar

Como sabemos, as roupas que utilizamos em clínicas e hospitais pedem uma série de cuidados, principalmente no que se relaciona a sua higienização.

É imprescindível que essas peças sejam lavadas com frequência, preferencialmente com produtos que não possuam cheiros fortes ou componentes químicos mais agressivos. Algumas boas dicas para a melhor conservação dos jalecos e pijamas hospitalares são:

– Deixe as peças de molho em sabão neutro por cerca de uma hora

– Se não for possível lavá-las à mão, utilize o modo de roupas delicadas da máquina de lavar

– Não use alvejantes ou água sanitária e evite o uso de amaciantes

– Não lave seu jaleco com peças de uso cotidiano

– Seque as peças na sombra e passe com o ferro em baixa temperatura

Vale lembrar que as roupas vestidas no centro cirúrgico devem ser lavadas após cada uso, já os jalecos podem ser lavados uma ou duas vezes por semana.

A Importância dos EPI’s no Centro Cirúrgico

Para os profissionais que entrarão em um centro cirúrgico, a vestimenta se torna ainda mais importante. É imprescindível saber quais são todos os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) que o ambiente cirúrgico pede. Não sabe quais são eles ainda? Confira:

– Gorro ou touca: protege o ambiente hospitalar da queda de cabelo e o cabelo do profissional do contato com fluídos corporais do paciente.

– Luvas: protegem as mãos dos médicos e enfermeiros de qualquer substância e o paciente de possíveis agentes infecciosos nas mãos do profissional.

– Máscara de proteção: evita a contaminação do ambiente pela saliva do profissional e o protege de respingos e também de possíveis vírus e bactérias que podem estar no ar.

– Óculos de acrílico: tem a função de proteger os olhos dos enfermeiros e médicos dos respingos de sangues e demais fluídos corporais.

– Pijama cirúrgico (ou scrubs): são as roupas usadas durante todo o processo cirúrgico para preservar os profissionais e o ambiente. É imprescindível que sejam lavadas após todos os seus usos, pois só assim é possível evitar a contaminação nas próximas cirurgias.

– Propé: são sapatilhas normalmente confeccionadas em tnt que servem para proteger pés e calçados de sangue e outros componentes corporais dos pacientes.

Na Faíko você encontrará uma grande variedade de modelos de pijamas hospitalares femininos e masculinos, diversos modelos de toucas, além de itens básicos como camisas e camisetas polo.

Confira nossas linhas de produtos para médicos, enfermeiros, dentistas e mais profissionais de saúde e garanta todo o conforto, segurança e bem-estar que sua rotina e você merecem

By | 2018-11-06T12:56:02+00:00 setembro 16th, 2018|Blog|Comentários desativados em Guia de Vestimenta no Ambiente de Trabalho

Sobre o Autor: